PROJETO PREMIADO
Espaço Gourmet
I CONCURSO CULTURAL PROJETA ARCH
CATEGORIA - INTERIOR DESIGN
A ideia para este projeto veio da necessidade de criar um espaço que interagisse com o local, tendo como pano de fundo a natureza onde a CASA se encontra inserida.
O ambiente tinha que transmitir a calma, a beleza, a leveza e gentileza com que a natureza se apresentava naquele LUGAR.
Uma família grande que gosta de se encontrar. Então a busca por um ambiente que pudesse acolher e que fosse um refúgio para todos.
Tendo como base os conceitos de CASA SAUDÁVEL e SUSTENTABILIDADE, buscamos materiais que não afetassem o meio ambiente. Um espaço que tivesse muita iluminação e ventilação natural, que proporcionasse o contato com a natureza, que tivesse foco na economia circular e que seu principal material fosse abundante no Brasil, que pudesse ser ressignificado e de fácil acesso.
A busca pela saúde, bem-estar e qualidade de vida é o nosso lema.
MATERIAIS
I – FERRO:
O Brasil é o terceiro maior produtor de ferro do mundo.
O ferro possui em sua característica a possibilidade de ser ressignificado em toda vida útil.
Aqui utilizamos vergalhão, malha pop, metalon e tubos, sem interferências no material já existente. A essência foi o material e a criatividade no design.
A aparência de envelhecido leva ao ambiente a informação de passagem do tempo. Quanto mais tempo permanece ao tempo, mais bonito fica. A forma de envelhecimento também foi natural, forma que não agride o meio ambiente. Sempre na busca de melhor qualidade do ar.
Material disponível em qualquer lugar, não necessitando de grandes locomoções assim não impactando na poluição por transporte de material.
II – MADEIRA DE DEMOLIÇÃO:
A madeira de demolição vem ao encontro do conceito de sustentabilidade.
Ela já vem com uma história e uma carga afetiva impressa nos seus veios e nos restos de tintas deixados em outras épocas.
É resistente, é ressignificada, é natural, aquece o espaço e remete a uma sensação de aconchego.
II – MADEIRA DE DEMOLIÇÃO:
A madeira de demolição vem ao encontro do conceito de sustentabilidade.
Ela já vem com uma história e uma carga afetiva impressa nos seus veios e nos restos de tintas deixados em outras épocas.
É resistente, é ressignificada, é natural, aquece o espaço e remete a uma sensação de aconchego.
INOVAÇÃO
A inovação está nesta mesa churrasqueira. Desenhada para este projeto, o objetivo era fazer uma mesa que pudesse acolher a família e que desse a oportunidade única de prepararem o alimento juntos. Cozinhar é doar afeto, é um ato de amor e nada melhor do que poder compartilhar com os entes queridos esta tradição milenar.
Um dos pontos importantes no conceito de CASA SAUDÁVEL é criar espaços de compartilhamento, onde aspectos psicológicos são ressaltados. Todos os humanos necessitam de troca, convívio, contato. E aqui é este lugar, proporcionado momentos inesquecíveis.
Material – viga de ferro, vergalhão e madeira de demolição
ECONOMIA CIRCULAR
Atendemos a economia circular no momento que utilizamos mão de obra local, adquirimos os materiais nas lojas do Bairro, profissionais e artesãos locais.
PRESENTES:
Funcionalidade . Estética . Criatividade . Inovação . Sustentabilidade
Projeto vencedor do 1º concurso Archclub_NFD
"É uma felicidade incrível ter o seu trabalho reconhecido de uma forma tão especial. Este projeto expressa a minha alma unida a dos meus clientes."